valvulas solenoides bicos para aspersores controladores sensor de chuva

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
34 3212.8484 • jgiacoia@rainbird.com

........................................
Aspersores Rotores
de Impacto
e Rotores de Esfera

........................................

Como mencionamos anteriormente, vamos falar sobre as características, vantagens e desvantagens de cada modelo de aspersores rotores.
Neste encontro, iremos passar informações sobre os aspersores rotores de impacto e sobre os aspersores rotores de esferas.
Alguns detalhes gerais dos aspersores rotores de médio alcance são idênticos aos dos aspersores sprays.
Eles também podem ser escamoteáveis ou aparentes e também podem possuir o opcional da válvula anti-dreno (válvula SAM), que impede o vazamento da água que fica dentro dos tubos para os pontos mais baixos da área, provocando alagamentos e/ou erosão no solo.

O aspersor rotor de impacto

Este modelo de aspersor, na sua versão escamoteável, nada mais é que o tradicional aspersor agrícola, que vemos sempre em plantações, dentro de um casulo, de forma escamoteável.
Como o próprio nome diz, ele funciona através do impacto de um braço oscilante que, além de fazer o aspersor girar, promove a difusão do jato de água para uniformizar a aplicação de água.

O raio de alcance deste aspersor vai de 6,8 até 14 metros .

Como não possui nenhum mecanismo interno, é recomendado para aplicação com águas residuais ou bombeadas diretamente de lagos, represas e/ou rios.

Como a água passa diretamente sem contato com nenhuma peça interna, temos um equipa-mento menos susceptível ao entupimento.
Outra vantagem importante é o fato deste aspersor ter sido o primeiro com ângulo de bocal “baixo”. Ele lança água, com raio de até 10m, próxima ao solo. Esta característica é extremamente importante em situações de ventos fortes e crista de taludes. As desvantagens deste produto são bem específicas e algumas têm contribuído para que sua utilização tenha diminuído em todo o mundo.

Primeiramente, é muito fácil de regular seu ângulo de ação, o que é uma vantagem, mas por outro lado também é fácil de ser desregulado pelo contato humano. Portanto, não é indicado para áreas públicas onde podemos ter problemas com o vandalismo.

Outro problema crucial é quando temos a cobertura do gramado com areia e quando ele se eleva para efetuar a irrigação.
A areia vai entrando até um ponto que causa o seu trava-mento e a perda da sua rotação e retração. É importante frisar que isto não danifica o aspersor.
O problema é ter que desmontá-lo para limpeza.

Aspersor rotor de esferas

Como a própria definição do modelo sugere, temos um aspersor que gira através da
passagem da água via uma turbina de esferas. Este modelo foi e ainda é o preferido por muitas empresas e projetistas devido à sua resistência, performance e características únicas.
A primeira grande vantagem deste produto é o que chamamos de “Memória de Arco”. Ela permite que depois de regulado e ajustado o ângulo de funcionamento do aspersor, ele memorize este ângulo e não perca sua regulagem

Exemplificando p/ melhor entendimento. Numa praça com um rotor funcionando em 180º, uma pessoa revoltada ou um “espírito de porco”, ao passar por ela, resolve torcer o aspersor, fazendo com que a água seja aspergida para a rua. O aspersor, após dar um giro, volta para o ângulo original mantendo a irrigação sempre regulada.
Este tipo de aspersor foi o primeiro produto a possuir a tecnologia chamada “Cortina de Chuva”, que é a uniformidade de aplicação de água melhor ao longo do jato. A desvantagem é que este modelo é estático com relação à altura de elevação e também não permitir variações de projeto. Outra desvantagem ainda, e sempre citada: durante a instalação inicial, dá muito trabalho, pois requer atenção a inúmeros detalhes.


 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br