aspersores bicos valvulas solenoides controladores sensor de chuva

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484
• e-mail: jgiacoia@rainbird.com

.......................................
ASPERSORES SPRAY
Parte II

.......................................

Uma boa instalação é responsável por 50% do desempenho de um sistema de irrigação.
De nada adianta termos um excelente projeto e uma péssima instalação. Vamos agora verificar mais alguns detalhes técnicos da instalação dos aspersores sprays. Além das alturas de elevação e da profundidade de instalação, temos o que consideramos mais importante, ou seja, a utilização de uma conexão flexível para conectar
o aspersor à rede fixa de PVC.


Existem dois modelos de flexíveis: os de estrutura rígida e os de estrutura flexível. Os de estrutura rígida são construídos por peças de PVC rígido (Fig. Flexível rígido) com articulações.
Os de estrutura flexível são montados com a utilização de conectores rígidos interligados por pedaços de polietileno flexíveis de alta resistência à pressão.
O comprimento dos flexíveis geralmente varia de 25 a 60 cm . Para os aspersores spray, utilizamos (basicamente) apenas o de estrutura flexível. Verificamos ao longo dos anos, que a maioria dos instaladores prefere montar o flexível no campo. Ou seja, eles levam bobinas de polietileno e os conectores para o campo e confeccionam os flexíveis ali. Outro ponto importante é a instalação onde o gramado ainda não foi implantado.
Neste caso, deixa-se o flexível com uma das pontas fechada para evitar a entrada de sujeira e, depois que o gramado for implantado, faz-se a instalação dos aspersores.
Vital para o sistema e muitas vezes esquecida, é a limpeza da rede hidráulica.
O ideal é que se faça antes da instalação dos aspersores. Deixa-se correr água pela tubulação instalada até que não apresente nenhuma impureza. A utilização de flexíveis permite também que as valetas sejam abertas em locais mais seguros para a instalação, evitando interferência com outras instalações e também facilitando o contorno de obstáculos físicos (vide fig. abaixo)

Infelizmente ainda encontramos várias empresas que não fazem uso desta norma técnica e/ou utilização de flexíveis “alternativos” Infelizmente ainda encontramos várias empresas que não fazem uso desta norma técnica e/ou utilização de flexíveis “alternativos” como conexões de descargas de vasos sanitários e rabichos de ligações de pias.

Outro ponto importante é o fato de termos um sistema perigoso, pois uma vez fixos eles pode fazer pessoas tropeçar e se machucar; e frágil com relação à quebra de equipamentos e tubulação decorrentes de trânsito de pedestres, veículos e poda da grama. (vide figura abaixo)

 


 Aspersor instalado diretamente no tubo
pode ser quebrado


 Aspersor instalado diretamente no tubo

pode ser quebrado


As ferramentas ideais para corte dos flexíveis e até mesmo dos tubos de PVC são tesouras especiais que permitem o corte de tubos até 50 mm de diâmetro. Além de agilizar as instalações o corte feito por esta tesoura não deixa “ciscos” e peque-nos pedaços de PVC que temos quando utilizamos serras. (Vide figura abaixo)


Outro detalhe de instalação importante a ser notado em um projeto é à distância das bordas de contorno do jardim que o aspersor deve ser instalado. Esta distância deve ser em torno de 10 cm sendo que em áreas públicas pode chegar até a 20 cm . Esta distância faz que se evita que muita água caia para fora do jardim. Em locais com alta incidência de ventos temos que verificar a direção predominante para posicionar os aspersores de acordo com a direção predominante e, neste caso, temos que instalar o aspersor próximo à linha de contorno do jardim. (Vide figura abaixo)

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br