aspersores bicos para irrigação valvulas solenoides controladores Rain Bird

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484• jgiacoia@rainbird.com

.........................................
ASPERSORES SPRAY
Parte III

.........................................

Continuando nosso capítulo sobre aspersores sprays, vamos neste nosso encontro falar sobre acessórios e opcionais,que podem fazer parte dos aspersores Sprays.

O primeiro opcional que temos é a válvula antidreno, chamada por alguns fabricantes de “check-valve” ou simplesmente de válvula SAM, que é a abreviatura de “selo de vedação automático” em inglês forma mais comum de ser chamada no Brasil.

Esta válvula anti-dreno é um dispositivo que vem na base do “pop-up” do aspersor. Ela veda o aspersor, ou seja, impede que, após seu funcionamento, a água contida na tubulação saia pelo aspersor nos pontos mais baixos da rede hidráulica do sistema e irrigação. Normalmente vemos em alguns projetos, após o término da operação do sistema, os aspersores localizados nos pontos mais baixos da área vazando água.

A válvula SAM suporta uma coluna de água (diferença de elevação) de até 3 metros , dependendo do modelo do aspersor.

Na figura 1, temos o último aspersor instalado no ponto mais baixo com a válvula anti-dreno e o segundo sem a válvula anti-dreno, ilustrando o vazamento de água que se dá pelo esvaziamento da tubulação. Esta água vazando causa diversos efeitos negativos em nossos gramados e jardins:

1 - Desperdício de água, pois a tubulação perde toda aquela água em um ponto e no outro dia, é enchida novamente para o sistema poder operar. Apenas para exemplificar, um tubo de PVC c/ 50 mm de diâmetro e 50 m de comprimento armazena 329 litros de água! Imagine todo dia esta quantidade sendo jogada fora!

2 - Torna o gramado manchado e crescendo sem uniformidade, pois nos pontos onde está havendo o vazamento, há o acúmulo que gera maior crescimento ou ainda, devido à falta de ar, pode acarretar a morte da planta.

3 - Propensão ao surgimento de fungos, devido à constante umidade.

4 - Poluição visual. Quando estes pontos mais baixos do terreno são limites de passeios ou canteiros em avenidas, a água começa a vazar para fora da área, resultando em escoamento em ruas e passeios públicos.

5 - Chama a atenção dos vândalos. A grande tônica do sistema escamoteável é não ferir a estética do paisagismo e ser mais segura, pois fica tudo embutido. Vazamentos provocam a curiosidade de “espíritos de porco”, que adoram danificar o bem alheio.

Como podemos concluir, este dispositivo é de suma importância num sistema de irrigação em que temos desníveis dentro da área. Infelizmente, são poucas as empresas que utilizam este recurso e o fazem sem critério de qualidade. O motivo pode ser o desejo de vender um sistema mais barato (um pensamento errado, pois não altera nem1% do preço final do projeto) ou a ignorância e falta de capacitação técnica (é o que ocorre na maioria dos casos).

Geralmente, para áreas com declividade de até 10 %, utiliza-se 10 % do número total dos aspersores SAM.
Acima deste valor, este número salta para 20 %.

Logicamente, o ideal seria uma análise das elevações do projeto. Contudo, muitos projetos vêm sem esta informação, o que nos leva a estas estimativas para garantir a qualidade final do sistema.

Nas montagens, a aplicação dos aspersores com válvula anti-dreno ocorre pela observação dos pontos mais baixos dos setores. Montadores experientes não necessitam de indicação para identificar onde instalar aspersores com válvulas SAM nos projetos

Cabe lembrar que esta válvula é também um opcional existente também nos rotores (emissores que iremos abordar posteriormente).
Podemos portanto, tecer sempre esta indagação quando alguém nos oferecer uma proposta para fornecimento e implantação de um sistema de irrigação para o jardim.

 

 

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br