aspersores valvulas solenoides bicos para irrigação

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484• jgiacoia@rainbird.com

..........................................
ASPERSORES
SPRAY Parte IV
.........................................

Pressão de Trabalho,
Opcionais e Acessórios

Aspersor com regulador de pressão pode economizar até 70% de água
desperdiçada por ato de furto ou vandalismo
Aspersor sem regulador de pressão
sem o bocal

 

Neste encontro vamos continuar o assunto sobre acessórios e opcionais que podem fazer parte ou auxiliar a performance dos aspersores Sprays. O segundo opcional em importância, é um regulador de pressão interno. Antes de detalharmos este opcional, vamos entender um pouco sobre o conceito de pressão da água. Verificamos sempre, ao decorrer de anos de trabalho, uma idéia errônea a respeito do conceito de pressão. Trata-se de um parâmetro fundamental a projetos e sempre mal explicado aos clientes.

Encontramos vários profissionais que ainda não sabem exata-mente o princípio básico desta variável física. Sem aprofundarmos muito tecnicamente, tenta-remos clarear o que é pressão. Primeiramente, a pressão é relacionada pela altura em que a água se encontra em relação ao ponto em que o sistema irá funcionar ou em relação ao ponto em que queremos medi-la.
Por isso, uma das unidades mais comuns de se medir a pressão é mca, que significa metros de coluna de água, ou seja, a altura em que a água se encontra em relação ao local em que nos encontramos.


Fig. 1 - Aspersor funcionado com
pressão maior que a ideal


Fig. 2 - Aspersor funcionado
com pressão ideal

Vemos erroneamente as pessoas pensarem que o volume da caixa d’água ou o diâmetro do cano que sai de algum local é o fator que nos dá maior ou menor pressão, quando o que define a pressão é a altura em que a água se encontra. Concluindo e exemplificando, um copo de água ou uma caixa de 10.000L. fornecem a mesma pressão em um ponto.

A pressão de trabalho (pressão que deve chegar no aspersor spray) é de 20 mca. Portanto, quando não temos pressão (reservatório enterrado, lagos e rios) ou temos uma pressão não suficiente (exemplo: Caixa d’água a 15 metros de altura ou pressão de água da rua de 18 mca), necessitamos de fonte extra de força para termos a situação de pressão desejada.

Esta força é fornecida geralmente, por um conjunto moto bomba. Quando o aspersor estiver com uma pressão abaixo da ideal, ele diminui o raio de alcance, perde a uniformidade de aplicação de água e aumenta o diâmetro das gotas. Isto é um erro comum em projetos de empresas não capacitadas para este tipo de projeto. E o nosso jardim é que sofre e o gramado fica manchado e com pontos secos. E quando temos uma situação inversa? Ou seja, pressão maior do que necessitamos no aspersor. Isto pode ocorrer por vários motivos como, por exemplo, uma coluna de água muito grande ou um projeto superdimensionado (com bombas maiores que a necessidade ou cálculos hidráulicos errados).

O aspersor quando está com uma pressão maior que a ideal começa a forma muita névoa e o tamanho das gotas fica muito pequeno, comprometendo sua performance. Em locais com alta incidência de ventos, isto é extremamente prejudicial, uma vez que as gotas vão cair em locais diferentes do que o projetado, além de termos uma perda maior por evaporação.

Para corrigir estes erros, há um dispositivo que alguns fabricantes oferecem em seus aspersores: um regulador interno opcional, que mantém a pressão do aspersor sempre a 20 mca, não importando se a pressão que chega nele é maior. Importante ressaltar que este dispositivo não sobe a pressão. Outra característica interessante deste dispositivo é a economia de água. No caso de uma instalação em uma área pública onde ocorre um vandalismo (quebra de bocal ou furto), este ponto tende a “roubar” água do sistema, danificando todo o funcionamento do setor onde está instalado este aspersor. Utilizando aspersores sprays com reguladores de pressão, podemos evitar até 70 % do desperdício de água.

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br