paisagismo jardinagem jardins aspersores

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484• jgiacoia@rainbird.com

..........................................
ASPERSORES
SPRAY Parte V
.........................................

Opcionais de Instalação

Finalizando o ano e nossa abordagem sobre os aspersores sprays, vamos tratar de várias alternativas para instalação e superação de problemas cotidianos em instalações.
Em alguns casos, os aspersores não necessitam ou não podem ser instalados na forma escamoteável. Por exemplo: uma vegetação densa com altura superior a 60 cm (lembrando que a máxima elevação de altura do “pop-up” é de 30 cm ).
Nestes casos, existe a alternativa de realizar a instalação do bocal do aspersor spray direta-mente em um cano, através de um adaptador (Fig. 1 – Adaptador PA-8S). Ele permite que os bocais dos aspersores sprays sejam instalados diretamente em tubos de subida. Assim, temos um método mais econômico e podemos instalar os bocais na altura em que acharmos mais conveniente. Esta opção de instalação aparente tem várias aplicações práticas, tais como: hortas, resfriamento de telhados, estufas, casas de vegetação, viveiros de plantas e até mesmo na produção agrícola.

Podemos utilizar toda a versatilidade e utilidade que os bocais dos aspersores sprays nos proporcionam em inúmeras situações. Portanto, este adaptador é uma excelente opção para áreas menores e de formas variadas, nas quais precisamos de aspersores aparentes ou até mesmo com instalação aérea.  

Outras situações interessantes são o crescimento das plantas acima da altura de poda do projeto ou ainda as mudanças radicais do paisagismo implantado. Uma opção de acessório muito boa é a extensão para aspersores sprays (Fig. 2).
Este produto permite que, sem a substituição do aspersor existente, mude-se a altura de atuação do aspersor. A altura da extensão é de 15 cm , mas podemos emendar uma na outra até termos a altura desejada.

 

Isto permite a flexibilidade de adaptação do sistema a diferentes situações de paisagismo com baixo custo.
Finalizando, existe também uma capa de proteção contra roubo, com um parafuso lateral que entra na rosca da tampa do aspersor, impedindo que o aspersor seja desmontado por vândalos. É ideal para instalação em áreas públicas. (Fig. 3).

Como mencionamos no início da abordagem sobre os aspersores spray, eles são utilizados na grande maioria dos sistemas
de irrigação, sendo portanto de suma importância, o detalha-mento de todas as características, aplicações e formas de instalação deste equipamento.
O próximo passo é iniciarmos nossa discussão sobre os bocais destes aspersores, lembrando uma exceção: esses aspersores raramente estão presentes em sistemas de irrigação para gramados esportivos.

Devidamente instalados, esses equipamentos raramente necessitam de manutenção e, basicamente, precisam de limpeza quando há problemas com a qualidade da água e/ou alguma quebra de tubulação que permita a entrada de sujeira na rede hidráulica. Salientamos que existem vários modelos no mercado e alguns, infelizmente, não possuem boa qualidade de material e performance.
Por isso, é muito importante compararmos fisicamente os produtos, pois pequenos detalhes como peso, robustez, material e resistência aparente, servem como parâmetros mesmo para leigos, para se fazer a melhor escolha na hora da compra. É fundamental verificar qual a categoria do aspersor spray. Existem diferentes modelos e alguns não são similares aos outros, tendo preços variados. O que mais temos visto no mercado são empresas tentando vender
“gato por lebre”.


Fig.1 - Adaptador para bocais sprays

 


Fig. 2 - Aspersor com extensor


Fig. 3 - Capa Anti-furto

Vale a pena também questionar a garantia do produto pela fábrica. Projetos mal elaborados e instalados, apesar de respeitarem normas técnicas, não são suficientes na tentativa de se utilizar estes equipamentos para corrigir erros grosseiros.

Servem apenas para ajustar e contornar situações adversas. Infelizmente, para sistemas mal realizados,é muito difícil o aproveitamento e a recuperação do que já estava constituído. Nestas situações, o ideal é aproveitar somente os emissores e equipamentos em bom estado e refazer o projeto.

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br