jardinagem e paisagismo irrigado

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
34 3212.8484 • jgiacoia@rainbird.com

......................................
ASPERSORES
SPRAY
......................................

Bocais para aspersores

Em nossos últimos encontros, discorremos sobre os aspersores sprays, abordando suas aplicações, utilizações, maneiras de instalar, opcionais de funcionamento, opcionais de instalação e opcionais de proteção contra vandalismo. Agora iremos apresentar o complemento do aspersor, que está como os pneus para o automóvel:
Os bocais dos aspersores. Somente para ilustrar, temos hoje em torno de 56 opções de bocais.
Verificamos, então, que é um grande quebra cabeça sua escolha para atender a arquitetura da área e o paisagismo instalado. Infelizmente, alguns projetistas optam pela padronização, utilizando se de poucas opções, resultando num projeto deficiente. Os raios de alcance para os bocais de aspersores sprays variam de 1,2 a 5,4 metros .
Todo bocal vem acompanhado com um filtro de proteção contra entupimento. Os bocais para aspersores sprays são divididos em duas categorias.

Bocais de ângulo fixo MPR: possuem ângulo fixo de atuação, ou seja, se o ângulo de atuação é 180º, ele não varia. Estes bocais possuem várias séries de raios e, dentro de cada série, seus ângulos de atuação.
Por exemplo: o bocal da série 12 de vários fabricantes possui 3,6 metros de raio de alcance e temos, dentro da série,
bocais com ângulos de 90º, 120º, 180º, 240º, 270º e 360º.
Além destes ângulos, existem os ângulos de trajetória, que alteram a altura do jato de água.

Existem ainda séries especiais de bocais, como os bocais de forma quadrática. Eles podem operar em faixas, para atender áreas com canteiros centrais de avenidas, rampas de garagem, taludes estreitos, jardins em faixas, além de várias outras aplicações. O importante é verificar se a vazão do bocal é proporcional ao ângulo, ou seja,
a vazão do bocal de 90º tem que ser metade da vazão do de 180º
e assim por diante. Vale esta observação, pois nem todos os bocais encontrados no mercado possuem esta característica.

Bocais de ângulo variável: comumente chamados de bocais VAN, nos quais pode-se ajustar o ângulo. São utilizados em locais onde existem ângulos diferentes dos bocais MPR e/ou limites curvos de áreas. Alguns podem ser facilmente ajustados manualmente. Outros precisam de ferramentas especiais, o que dificulta um pouco a manutenção.

Alguns bocais VAN são ajustáveis de 0 a 360º. E aí vem a pergunta: por que utilizar bocais MPR, se os bocais VAN ajustam se em todos os ângulos?

Podem ser utilizados em pequenos jardins (até 300 m² de área como parâmetro), porém a uniformidade de aplicação de água destes bocais não é tão boa quanto a dos bocais MPR.

Os bocais de alguns fabricantes ainda possuem o inconveniente de permitir alterações bruscas de vazão e de tamanho de gota após meses de funcionamento.
Portanto, o ideal é utilizar os bocais de ângulo variável apenas nas condições em que os MPR não se encaixam. Outro ponto interessante é a padronização da rosca de encaixe dos bocais. Alguns fabricantes possuem bocais que se encaixam em toda a sua linha de aspersores sprays, o que facilita sua manutenção e ajustes. Outros possuem dois tipos de bocais: os que fazem parte do “pop-up” e os que são externos. À vezes, isso acarreta dificuldade e confusão em instalações e manutenções, levando à troca do aspersor por inteiro, quando seria possível trocar apenas o bocal.

A distribuição de água e a uniformidade de sua aplicação são a característica mais importante de um bocal.
Áreas com alta incidência de ventos e taludes íngremes (inclinação de 45º) exigem bocais especiais. Estes são idênticos aos bocais MPR, porém com mais orifícios para garantir maior uniformidade e aplicação de água próxima ao aspersor. Portanto,
a escolha do bocal é um fator decisivo em um projeto e a experiência e versatilidade do projetista um elemento crucial.


Fig. 1 - Bocal para aspersor spray

 


Fig. 2 -Bocal Van


Fig. 3 - Bocal Van - detalhe


Fig. 4 - Bocal MPR

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br