irrigação paisagismo jardins

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
34 3212.8484 • jgiacoia@rainbird.com

....................................
Controladores
para irrigação

....................................

Antes de mais nada, temos que saber o que é um controlador para irrigação. Ele pode ser definido como um microcomputador, onde programamos o funcionamento da nossa irrigação. Não importa o modelo e a marca. Os controladores, basicamente, possuem a mesma lógica de programação, incluindo:

• O horário que queremos que se inicie a rega.
• O tempo de funcionamento de cada setor   (válvulas solenóides)
• O número de vezes que o sistema deve
  funcionar por dia.
• Em quais dias da semana o sistema
  deverá funcionar.


O horário em que se inicia a rega é crucial para nosso jardim. Em locais úmidos, nos quais a evapotranspiração (soma da água evaporada pelo solo e da água perdida por transpiração das plantas) é baixa nunca devemos iniciar a rega no final da tarde, pois teremos umidade nos gramados durante muitas horas, o que proporciona ambiente favorável para desenvolvimento de fungos.

Em outras regiões de clima seco e quente, deve-se irrigar no final da tarde. É interessante, pois estamos repondo as perdas diárias de água pelo solo e pela planta. O tempo de funcionamento de cada setor é, dentro da programação de um controlador, o item mais importante. Está ligado diretamente ao paisagismo e à necessidade de água das plantas. Por isso a setorização do projeto é fundamental. O tempo tem que ser programado de acordo com a aplicação de água dos emissores e com a necessidade de água de cada setor. É comum vermos no campo projetos perfeitos, porém com a programação toda errada, feita no “chute”.

Exemplo: “Programe 10 minutos em cada setor e pronto!”. Isto é o mesmo que comprar uma excelente televisão e não sintonizara antena. O número de vezes que o sistema deve funcionar por dia é importante no sentido de podermos aplicar a água de forma fracionada. Por exemplo: um jardim recém plantado possui todo o sistema radicular raso e devemos aplicar pouca água com mais repetições durante o dia. Da mesma forma que em um talude gramado, temos sempre que dividir as aplicações para evitar que toda a água escorra para a sua base. Outro ponto é o fato de muitas vezes, não termos toda a água disponível para a irrigação, ou seja, o reservatório de água é menor do que necessitamos. Podemos, então, dividir a irrigação para termos o reabastecimento do reservatório nos intervalos da rega. O dia da semana em que queremos irrigar é outro ponto.

Alguns modelos de controlador permitem programar a irrigação por dia do calendário. Isto é, podemos programar para que a irrigação nunca ocorra no dia 25 de dezembro. Como muitas casas de sítios e chácaras são utilizadas apenas nos finais de semana, podemos programar para não termos irrigação aos domingos. Gramados mais maduros não necessitam de irrigação todos os dias, mas sim três vezes por semana; etc.

Uma programação básica deve ser considerada com detalhes e a empresa que está instalando o sistema precisa faze ruma programação do controlador de irrigação de acordo com as necessidades do jardim. Em nosso próximo encontro, em 2006, daremos novos detalhes
sobre os controladores. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo irrigado de paz e realizações.

 

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br