sistemas de irrigação Rain Bird

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484
• jgiacoia@rainbird.com

.........................................
EMISSORES
DE ÁGUA
.........................................

Introdução

 

A partir deste nosso encontro, vamos mostrar a utilização, aplicações e detalhes técnicos para projetos, bem como a especificação de equipamentos utilizados em Sistemas de Irrigação para Jardins e Gramados.
Vamos começar pela parte mais importante do sistema, que são os Emissores de Água. Muitas pessoas e profissionais da área resumem os emissores com o termo aspersores, que são os emissores mais utilizados.

Porém, quando utilizamos apenas este termo, estamos omitindo uma série de produtos que também possuem a mesma função, que é a de emitir água para a irrigação das plantas.
Existem vários tipos e modelos de emissores para irrigação, cada qual com uma determinada aplicação.
Como um projeto paisagístico possui as mais variadas dimensões e características, podendo oscilar de micro- áreas (vasos, jardineiras, etc.) até grandes áreas (resorts, fábricas, etc.),
Os fabricantes desenvolveram várias linhas de emissores para atender às situações mais diferentes. Os emissores são dispositivos que emitem água na forma de spray, gotas, respingos e jatos. Para irrigação de áreas paisagísticas, os emissores são divididos em 3 grupos:

 

Aspersores Sprays
É sem dúvida o modelo mais utilizado em residências e áreas de pequenas dimensões. Praticamente 80 % dos sistemas instalados possuem este produto no projeto. Possuem um alcance variando de 0,80 a 5,4m. Um exemplo de um modelo deste aspersor está na figura 2.

Aspersores Rotores

Como o próprio nome sugere, são aspersores que giram em funcionamento para emitir água. Estes aspersores são geralmente utilizados em áreas de dimensões maiores, paisagismo de pequeno porte e densidade e em gramados esportivos. Possuem alcance que varia de 7,0 a 34 metros . Na figura 1 temos um aspersor rotor em funcionamento.

Emissores de baixo volume

Este emissores são utilizados em várias situações: viveiros de mudas, pequenos jardins, jardineiras de apartamentos, etc. Eles podem emitir água nas várias formas descritas anteriormente. Na figura 3 temos um emissor de baixo volume em funcionamento.
Um dos motivos para dividir os emissores nestes três grupos é que emissores de diferentes grupos nunca devem funcionar juntos e interligados dentro de um projeto.

 

Esta é principal regra para um sistema de irrigação para jardins.
Isso se deve ao fato de que a quantidade de água aplicada por ele no mesmo intervalo de tempo ser completamente diferente.

Para exemplificar, seria como ligar a água durante 5 minutos, com uma área recebendo 8 litros de água e outra área, ligada na mesma torneira,recebendo apenas 2 litros de água!
Com os emissores de baixo volume, quando dimensionada a aplicação de água por projetistas altamente experientes, podemos ter uma situação de funcionamento em conjunto com aspersores sprays e aspersores rotores.

Portanto, caro leitor, se você já se deparou com emissores de água de modelos diferentes funcionando juntos e interligados, saiba que houve aí um grave erro no projeto.

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br