sistemas de irrigação Rain Bird

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
(34) 3212-8484
• jgiacoia@rainbird.com

......................................
EMISSORES
DE ÁGUA
......................................
CRITÉRIOS DE UTILIZAÇÃO
E SELEÇÃO

Ao fazer a seleção de emissores para um projeto, vários fatores têm que ser considerados. Vamos a alguns deles:

• Primeiro, os tipos de aspersores
dimensionados para o projeto e aprovados pelo cliente ou profissional de paisagismo envolvido. É fundamental que a empresa de irrigação efetue uma visita para apresentar os produtos ao cliente, a fim de que ele possa conhecer e saber qual é o produto
mais adequado para seu paisagismo.
Do mesmo modo, precisa também apresentar outras opções para que o cliente possa verificar custos, qualidade, vantagens e desvantagens.

• Outros fatores importantes são o tamanho e a forma das áreas a serem irrigadas.
É por isso que os projetos paisagísticos e
arquitetônicos são tão importantes. Este projeto deve apresentar as dimensões corretas e a locação de plantas.

Contudo, infelizmente, muitos “paisagistas”
sequer elaboram projetos, o que dificulta muito o plano de irrigação e sua instalação.
A forma e o tamanho da área a ser irrigada sempre determina o tipo de aspersor a ser utilizado. O objetivo é selecionar o tipo ideal que irá cobrir a área, utilizando o menor número possível de aspersores.
A característica do paisagismo a ser irrigado também determina o aspersor. Gramados, arbustos, árvores e maciços de plantas podem exigir diferentes tipos de aspersores dentro de uma mesma área.

• É fundamental levar em conta a pressão e a vazão de água disponíveis. Isto é crucial e muitas vezes decide a possibilidade de se instalar um sistema de irrigação. O técnico, durante sua visita ao local ou em entrevista com o cliente ou outros profissionais envolvidos no projeto, tem que levantar as

necessidades e possibilidades de suprimento de água para a irrigação.
Infelizmente, muitas empresas de construção civil por não conhecerem a necessidades mínimas de água, dimensionam erroneamente os reservatórios e diâmetros (tamanhos) das tubulações que alimentam as áreas verdes das construções.

• É preciso verificar com cuidado as condições ambientes, como temperatura, vento, radiação, umidade e sombreamento.
Esta observação é muito importante, pois determina grande parte dos problemas nos projetos instalados. Áreas com condições climáticas especiais irão necessitar de aspersores especiais. Áreas com alta incidência de ventos necessitarão de aspersores com bocais de ângulo baixo para manter a água próxima do solo, onde há uma resistência maior ao carrega-mento de gotas. Locais com altas temperaturas e clima seco ou árido podem necessitar de aspersores com maior vazão ou ciclos múltiplos de irrigação, com aspersores padrão para manter o paisagismo vivo e saudável. Locais sombreados devem ser sempre separados de locais que recebem sol várias horas do dia.

• Outro ponto crucial é verificar qual o tipo de solo, a taxa de aplicação aceitável, a compactação e a drenagem. É comum vermos encharcamentos e água escoando para fora dos jardins, gerando problemas sérios para as plantas.

• Quanto à compatibilidade entre os aspersores e quais podem ser agrupados juntos, iremos abordar este assunto detalhada-mente ao descrevermos cada produto e a aplicação correta de água. A partir da próxima edição, comentaremos especificamente as séries e modelos de emissores.

 

 

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br