sistemas de irrigacao Rain Bird

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
34 3212.8484
jgiacoia@rainbird.com

.......................................
Irrigação de
baixo volume

.......................................

Iniciaremos o ano com um novo tópico, que é também um setor da irrigação para paisagismo que vem crescendo nos últimos três anos no Brasil. Não é ainda conhecido por muitas empresas de irrigação, paisagistas e consumidores. Como o próprio nome diz, trata-se de uma irrigação em que os emissores possuem baixa vazão de aplicação de água e onde também trabalhamos com pressões mais baixas.

Uma das características deste sistema é a forma de aplicação de água, que pode ser variada, considerando-se contudo a necessidade individual de cada espécie de planta. A Figura apresentada nesta matéria mostra um jardim típico para o emprego deste tipo de sistema. Existe uma tendência a chamar este segmento da irrigação para jardins de “irrigação localizada”, porém não utilizamos esta nomenclatura para não confundi-la com os emissores de baixo volume de agricultura, que apesar de serem semelhantes e alguns até idênticos, não possuem as mesmas características estéticas, além de não terem a mesma quantidade e variedade de modelos.
Existe uma tecnologia de confecção e implantação de projetos paisagísticos chamada de “Xeriscape”. Ela consiste em elaborar o projeto com o conceito de Hidrozonas. Hidrozonas são partes do projeto de paisagismo que são projetadas com a aplicação de plantas, que podem possuir diferentes características físicas, mas com necessidades de água semelhantes.

Esta metodologia é muito comum em países de clima árido e semi-árido. Está presente no Sul dos EUA, Espanha, Grécia e em alguns países do Oriente Médio. Esta metodologia ajuda e muito na confecção do projeto de irrigação, mas não ocorre em inúmeros deles. Como temos plantas com necessidades de água totalmente diferentes em uma mesma área, utilizam-se os emissores auto-compensantes. São aqueles que mantêm a vazão de aplicação de água constante, ou seja, calibram a quantidade de água que sai, bem como a pressão. Isto significa que podemos aplicar 4 litros de água em um vaso e em um outro aplicar 12 litros, num mesmo intervalo de tempo. Viabiliza-se assim a irrigação de vasos de diferentes tamanhos e com as mais diversas espécies através de um mesmo sistema de irrigação. Portanto, quando falamos de irrigação de baixo volume, estamos direcionando a irrigação de pequenos espaços como jardineiras, casas de vegetação, orquidários, jardins de inverno, jardins de edifício, etc. Em situações específicas, estes projetos podem abordar áreas maiores. Quando mencionamos estes sistemas, estamos propondo instalações rápidas e com custo menor quando comparado aos sistemas tradicionais. As empresas que já estão empregando esta metodologia de irrigação estão com certeza, bem à frente das demais. A partir do nosso próximo encontro, iremos apresentar os emissores, aplicações, instalação, acessórios e manutenção para este sistema.

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br