sistemas de irrigacao Rain Bird

Sistemas de irrigacao - a maneira mais eficiente para voce 

economizar agua, luz e servicos alem de contribuir para a conservacao da agua no planeta. O uso eficiente da irrigacao evita a escassez global da água. Um sistema de irrigacao para molhar as plantas impede o desperdício e valoriza o meio ambiente. Substitua horas de funcionamento de uma bomba por minutos de rega com a utilizacao da irrigacao automatizada. Pode ser aplicada na irrigacao de jardins, campos de futebol, quadras de tenis em saibro, jardineiras, vasos de plantas, floricultura e na agricultura.
Corporativo 
 

A empresa

  Opiniões do cliente
  Fale conosco
Produtos 
  Paisagismo
  Agricultura
  Xerigation
Especialistas 
  como escolher?
  em paisagismo
  em campos esportivos
  em meio ambiente
  em mineração
Faça você mesmo
  Mini curso online
  Cálculo hidráulico
  Desenho p/ instalação
  Guia de projetos
Dicas / FAQ
  Regulagens
  Clipagens
 
 
 
 

   Cursos On line

IRRIGAÇÃO EM GOTAS
José Giacoia
Neto
34 3212.8484 • jgiacoia@rainbird.com

......................................

Válvulas e Estações

Depois de termos apresentado os principais emissores com suas características,detalhes de instalação e manutenção. Iremos agora começar a iniciar a apresentação de um componente não muito famoso, porém de extrema importância dentro de um Sistema de Irrigação Automatizado:
As válvulas solenóides.

As válvulas solenóides são nada mais de um registro (torneira) com acionamento automático através de um contato elétrico enviado por controlador (que apresentaremos mais tarde).

A sua operação é simples o solenóide recebe um contato elétrico e se abre permitindo que a água se direcione para os aspersores.

Elas são responsáveis pela setorização do sistema de irrigação, que é uma decisão muito importante dentro da confecção de um projeto. A divisão de setores é feita com análise em vários itens hidráulicos e paisagísticos.

Iremos nos concentrar no paisagístico e tentar dar uma orientação
de como avaliar uma proposta para quem estiver interessado em adquirir um sistema. As válvulas possuem vários tamanhos e que são medidos em polegadas. O tamanho mais comum em projetos de irrigação residenciais é de tamanho de 1". O que define o tamanho da válvula é a vazão do projeto que é a quantidade de água que vai passar na válvula em um intervalo de tempo.

Temos também modelos específicos para trabalhar com diferentes qualidades de água e situações. A instalação das válvulas deve ser feita dentro de caixas plásticas apropriadas que ficam enterradas de forma que a tampa fique ao mesmo nível do gramado e/ou da superfície do solo não ferindo, assim a estética do paisagismo implantado. Outro detalhe é de como fazer a conexão dos fios, ela tem que ser feita com conectores apropriados e nunca com fitas isolantes.

O projeto de paisagismo contempla uma série de tipos de plantas diferentes e que, conseqüentemente, exigem diferentes quantidades de água. Outro ponto é o sombreamento, avaliar a incidência de sol no jardim é importantíssimo, áreas sombreadas exigem até 30% a menos de água. Infelizmente vemos erros grosseiros na escolha de plantas em vários projetos paisagísticos.

Portanto temos a seguinte conclusão e regra básica:

Jardins a partir de 200 de área necessitam de pelo menos dois setores. O importante é frisar bem que estamos falando de jardins residenciais e não de gramados livres. Ou seja, DESCONFIE DE PROJETOS DE IRRIGAÇÃO RESIDENCIAL COM APENAS UM SETOR.


Valvebox 10 polegadas

 


Valvebox 6 polegadas

 

Projetos grátis
Vendas on line
Projetos profissionais
Como funciona

• O sistema
• O controlador
• Novos produtos

Mapa do Site
Links úteis
  Previsão do tempo
Classe dos solos
Embrapa
Lista de discussões
 

 
Cadastre-se para fazer parte da nossa lista de discussões e receber notícias em seu e-mail.

     
Irricom - Av. Ayrton Senna 1850 / 302 - Tel: 21 2430-3322 E-mail: vendas@irricomrio.com.br